O PAPEL DO TEATRO NA FORMAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS: EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Deisy de Freitas Lima Ventura Universidade de São Paulo
  • Clarissa Franzoi Dri Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Relações Internacionais, Educação Superior, Direitos Humanos, Teatro, Simulações

Resumo

O artigo relata duas experiências de uso do teatro como ferramenta de educação para os direitos humanos em cursos de Relações Internacionais. Além de descrever os eventos, o texto apresenta os resultados de pesquisa empírica de avaliação discente. O texto demonstra que outras possíveis experiências de encenação além da “modelagem” e dos “clubes de simulações” podem contribuir para a formação do internacionalista. Conclui-se que as atividades promovidas geraram vivências e recursos capazes de aumentar o número e a qualidade dos registros expressivos e comunicativos dos envolvidos, oferecendo uma valiosa oportunidade de aprendizagem integral

Recebido em: 20 abril 2015
Aceito em: 23 junho 2015

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Biografia do Autor

Deisy de Freitas Lima Ventura, Universidade de São Paulo

Doutora em Direito Internacional da Universidade de Paris 1 – Panthéon-Sorbonne, Professora Associada do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Clarissa Franzoi Dri, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciência Política do Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Bordeaux, Professora Adjunta e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2014-12-01

Como Citar

Ventura, D. de F. L., & Dri, C. F. (2014). O PAPEL DO TEATRO NA FORMAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS: EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DOS DIREITOS HUMANOS. Carta Internacional, 9(2), 137–155. Recuperado de https://cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/168

Edição

Seção

Artigos