As relações internacionais da construção do Estado em Moçambique
pós-independência, guerra civil e transições políticas
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v17n2.2022.1285Resumo
O Estado tem sido estudado desde muitas perspectivas teóricas, embora nenhuma possa capturar todas as complexidades envolvidas em sua formação. No caso de Moçambique, o governo que proclamou a independência herdou situação política, econômica e social complexa em 25 de junho 1975. O objetivo do artigo é analisar o processo de construção do Estado moçambicano em perspectiva histórica, considerando a dimensão internacional dos fenômenos, particularmente dos períodos de consolidação da independência, guerra civil e transições políticas, entre 1975 e a década de 1990. Para compreender a dimensão internacional nesse processo, aborda-se a política externa moçambicana e o papel de atores internacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jose Alejandro Sebastian Barrios Diaz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.