Uso da força por potências da OTAN

o caso da intervenção na Líbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v17n3.2022.1266

Resumo

Aborda-se o fenômeno do uso da força para o caso da Líbia. O objetivo é analisar condições causais que influenciaram a participação de potências da OTAN na intervenção. O método é a Qualitative Comparative Analysis (QCA), pelo qual se analisam condições causais que contribuíram para o uso da força por França, Reino Unido e Estados Unidos em contraste com a Alemanha, que teve um comportamento desviante por não ter participado da intervenção na Líbia. Com ressalvas nos resultados, verificase uma maior relevância das condições diplomática e status para ocorrência do uso da força.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Cunha Rael, Universidade de Brasília (UnB)

Identificação do Autor Robson Cunha Rael:

1) Titulação Máxima: Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB).

2) Função na Instituição em que se encontra atualmente filiado: Estudante de doutorado no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança Internacional (GEPSI) vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL/UnB).

3) Currículo:

Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2021-). Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2019). Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2010). Desde de o primeiro semestre de 2019 é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança Internacional (GEPSI), vinculado ao Instituto de Relações Internacionais (IREL) da Universidade de Brasília (UnB).

4) Telefone: (61) 98339-7752

Priscila Carolina Pellens, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

Identificação da Autora Priscila Carolina Pellens:

1) Titulação Máxima: Especialista em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

2) Função na Instituição em que se encontra atualmente filiada: Estudante de mestrado Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

3) Currículo:

Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Integração Latino Americana. Especialista em Relações Internacionais: Geopolítica e Defesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020) e bacharela em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança Internacional (GEPSI/UnB), desde o primeiro semestre de 2021.

4) Telefone: (45) 99916-8526

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Cunha Rael, R., & Carolina Pellens, P. (2022). Uso da força por potências da OTAN: o caso da intervenção na Líbia. Carta Internacional, 17(3), e1266. https://doi.org/10.21530/ci.v17n3.2022.1266