As três dimensões da guerra comercial entre China e EUA
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v16n2.2021.1122Resumo
O artigo argumenta que a Guerra Comercial entre EUA e China engloba três dimensões: num nível mais superficial, representa o recrudescimento do protecionismo estadunidense voltado à base eleitoral de Trump e à consequente barganha em relação à China para diminuir os déficits comerciais; no nível intermediário, a disputa pela liderança de importantes segmentos tecnológicosprodutivos; e no nível mais profundo, a própria contenda pela liderança do sistema internacional. Consequentemente, demonstramos que a disputa tecnológica sino-estadunidense no setor da infraestrutura 5G da empresa chinesa Huawei reflete uma competição mais abrangente pela própria liderança do sistema internacional.
Downloads
![](https://cartainternacional.abri.org.br/public/journals/2/submission_1122_925_coverImage_pt_BR.jpg)
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Diego Pautasso, Tiago Soares Nogara, Carlos Renato Ungaretti, Ana Maria Prestes Rabelo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.