Reflexões sobre o papel da mídia na construção do nationess: os casos da Telesur e da Al-Jazeera

Autores/as

  • Silvia Nogueira Universidade Estadual da Paraíba

Resumen

Este trabalho apresenta o papel dos meios de comunicação em processos de objetivação cultural. Para isso,são tomados como objetos de reflexão os casos das redes de comunicação Telesur e al-Jazeera. Assim,são abordados os objetivos e as estratégias adotadas pela Telesur e pela al-Jazeera para a construçãomidiática do que seria uma “identidade latino-americana”, no primeiro caso, e uma “identidade árabe”, nosegundo. Simultaneamente, discutem-se como as redes tentam fazer com que as imagens veiculadas porelas ajudam a construir junto à opinião pública um “sentimento de estar em casa” (nationess) em relaçãoàquelas identidades construídas midiaticamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvia Nogueira, Universidade Estadual da Paraíba

Professora da Graduação e do Mestrado em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), jornalista formada pela PUC-Rio, Mestre e Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional/UFRJ. Vem desenvolvendo estudosque relacionam mídia, opinião pública e relações internacionais.

Publicado

2012-12-20

Cómo citar

Nogueira, S. (2012). Reflexões sobre o papel da mídia na construção do nationess: os casos da Telesur e da Al-Jazeera. Carta Internacional, 7(2), 127–148. Recuperado a partir de https://cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/61

Número

Sección

Artigos