Enseñanza de la Historia de las Relaciones Internacionales en Brasil. Perspectivas y ausencias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v17n2.2022.1243

Resumen

Este artículo presenta una reflexión sobre la enseñanza de la Historia de las Relaciones
Internacionales en los cursos de licenciatura de Relaciones Internacionales en Brasil a
partir del análisis de los Planes de Enseñanza-Aprendizaje recopilados entre 2015 y 2018.
Al examinar el contenido de dichos Planes, en particular de las temáticas impartidas, la
bibliografía utilizada y el perfil de los profesores, se espera ofrecer un aporte al mejoramiento
de la docencia en nivel superior, al desarrollo de nuevas agendas de investigación en el
área y a la relativización del etnocentrismo o prejuicios de género, por ejemplo, en la
planificación didáctica-pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Moreli, Universidade de São Paulo

Professor de História das Relações Internacionais do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, membro do Centro de Inteligência Artificial da USP, coordenador do Lab-Mundi (Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial/USP) e da Área Temática "História das Relações Internacionais e da Política Externa" da Associação Brasileira de Relações Internacionais.

Liliana Liliana Ramalho Froio, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Política Comparada e Relações Internacionais da UFPE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da UFPB. Temas de interesse: atuação internacional de governos subnacionais (paradiplomacia), história das relações internacionais, história da politica exterior do Brasil, cultura nas relações internacionais

Luah Tomas, York University

Doutoranda em História, York University (Canadá). Mestre em RI pelo IRI-USP e graduada em RI pela American University (EUA).

Igor Palma Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba e Bacharel em Relações Internacionais pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais e da Rede de Estudos Agroalimentares Internacionais.

Publicado

2022-08-28

Cómo citar

Moreli, A., Liliana Ramalho Froio, L., Tomas, L., & Palma Barbosa, I. (2022). Enseñanza de la Historia de las Relaciones Internacionales en Brasil. Perspectivas y ausencias. Carta Internacional, 17(2), e1243. https://doi.org/10.21530/ci.v17n2.2022.1243