O Storytelling como ferramenta de aprendizado ativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v14n2.2019.917

Resumo

Este artigo destaca a prática do storytelling com o objetivo de analisar sua conexão com a metodologia de aprendizado ativo. Para tanto, apresentamos os debates sobre aprendizado ativo, sua finalidade, estratégias e métodos para apontar as contribuições do storytelling a essa metodologia. Os principais objetivos do artigo são: esclarecer e evidenciar as diferenças entre a atividade de contar histórias como forma de entretenimento e a utilidade dessa prática como estratégia pedagógica, no contexto do aprendizado ativo em áreas em que não tem sido usada, como nas Relações Internacionais. Analisamos a incorporação da prática do storytelling pela metodologia do aprendizado ativo em diferentes níveis de ensino. Concluímos que, dentre as suas contribuições possíveis, destacam-se a retenção de conhecimento no longo prazo e a construção de conexões cognitivas entre o objeto de estudo e a realidade social dos estudantes, podendo promover aprendizado pela empatia e capacidade de autonomia na atitude ativa em busca de solução de problemas, levando-se em conta contextos sociais de diferentes níveis: local, nacional e, também, internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo M. Valença, Escola de Guerra Naval

Professor adjunto da Escola de Guerra Naval (EGN) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM). Membro do Comitê Executivo da Active Learning in International Affairs Section (ALIAS) da International Studies Association.

Ana Paula Balthazar Tostes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutora em Ciência Política (USP), Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ e pesquisadora Prociência da FAPERJ. Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa de Relações Internacionais (LabRI-UERJ), em conjunto com o Professor Marcelo Valença. Foi pesquisadora visitante na Universidade Livre de Berlim-ULB (2016-2017), na Universidade de São Paulo (USP), e foi Professora em Michigan State University (MSU).

Downloads

Publicado

2019-08-20

Como Citar

M. Valença, M., & Balthazar Tostes, A. P. (2019). O Storytelling como ferramenta de aprendizado ativo. Carta Internacional, 14(2). https://doi.org/10.21530/ci.v14n2.2019.917