Complexificação das Instituições de defesa na América do Sul

Authors

  • Rafael Duarte Villa Universidade de São Paulo - USP
  • Milton Carlos Bragatti UNILA

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v10n3.2015.245

Keywords:

segurança, defesa, Sul-américa

Abstract

Existe um profundo questionamento entre países latino-americanos sobre a arquitetura institucional de segurança e defesa hemisférica tais como o TIAR, o que possibilita o surgimento de estruturas a exemplo do Conselho Sul-Americano de Defesa (CDS) da UNASUL. Ao mesmo tempo, outras estruturas de defesa têm emergido a partir de experiências de integração que têm um conteúdo político mais forte, como a Escola de Defesa da ALBA, gerando uma pluralização (ou fragmentação) de processos de integração sul-americanos no nível macro (por exemplo, MERCOSUL e ALBA). Partindo de uma abordagem baseada nos conceitos de regime complexity e overlapping institutions, o argumento central deste texto é que a fragmentação e overlap de processos de institucionalização de defesa e segurança resulta na existência de modelos diferenciados de cooperação e integração que, embora possam alcançar relativos sucessos são funcionalmente sobrepostos. O resultado se expressa na existência na América do Sul de modelos de integração em defesa diferenciados e competitivos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rafael Duarte Villa, Universidade de São Paulo - USP

Professor Associado de Relações Internacionais  da Universidade de Sao Paulo

Doutor em Ciência Política pela USP

Pós Doutor em Política Internacional pela Columbia University

References

VILLA, RAFAEL A. DUARTE ; WEIFFEN, BRIGITTE . South American Re-armament: From Balancing to Symbolizing Power. Contemporary Security Policy, v. 35, p. 138-162, 2014.

VILLA, RAFAEL A. D. . O Paradoxo da Macrossecuritização: Quando a Guerra ao Terror não Securitiza Outras 'Guerras' na América do Sul. Contexto Internacional (on-line), v. 36, p. 349-383, 2014.

VILLA, R. A. D. . FOLS: a s novas formas da operacionalização da presença militar estadunidense em Sul-ámerica. Carta Internacional (USP), v. 8, p. 75-90, 2013.

VILLA, R. A. D. ; VIANNA, M. T. . Internacionalização pelo envolvimento de atores externos no conflito colombiano: atuação da OEA na desmobilização de grupos paramilitares na Colômbia. Dados (Rio de Janeiro. Impresso), v. 55, p. 403-445, 2012.

VILLA, R. A. D. ; VIGGIANO, J. L. . Trends in South American weapons purchases at the beginning of the new millennium. Revista Brasileira de Política Internacional (Impresso), v. 55, p. 28-47, 2012.

Published

2015-12-15

How to Cite

Duarte Villa, R., & Bragatti, M. C. (2015). Complexificação das Instituições de defesa na América do Sul. Carta Internacional, 10(3), 4–22. https://doi.org/10.21530/ci.v10n3.2015.245

Issue

Section

Artigos