Os determinantes da entrada de estudantes internacionais de ensino superior no mundo em desenvolvimento
a dimensão do sul global
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v19n2.2024.1517Keywords:
Mobilidade Estudantil, Internacionalização Acadêmica, Sul Global, Ensino SuperiorAbstract
Nas últimas décadas, a internacionalização das universidades tornou-se uma norma global.
A literatura sobre mobilidade estudantil no ensino superior identifica fatores de atração e
expulsão que impulsionam os fluxos transfronteiriços, mas será que isso explica por que os
países desenvolvidos predominam como destinos, enquanto os emergentes, do Sul Global,
exportam estudantes? Utilizando regressão múltipla por mínimos quadrados ordinários,
analisamos os fatores de atração que influenciam os estudantes internacionais em países
emergentes. Nossos resultados destacam o papel significativo de fatores geopolíticos, além
do impacto positivo da língua, excelência acadêmica, redes migratórias e capacidade de
acolhimento.
Downloads

Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Rafael de Moraes Baldrighi

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (post it to an institutional repository or publish it in a book, for example), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.