Os determinantes da entrada de estudantes internacionais de ensino superior no mundo em desenvolvimento

a dimensão do sul global

Authors

  • Rafael de Moraes Baldrighi Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v19n2.2024.1517

Keywords:

Mobilidade Estudantil, Internacionalização Acadêmica, Sul Global, Ensino Superior

Abstract

Nas últimas décadas, a internacionalização das universidades tornou-se uma norma global.
A literatura sobre mobilidade estudantil no ensino superior identifica fatores de atração e
expulsão que impulsionam os fluxos transfronteiriços, mas será que isso explica por que os
países desenvolvidos predominam como destinos, enquanto os emergentes, do Sul Global,
exportam estudantes? Utilizando regressão múltipla por mínimos quadrados ordinários,
analisamos os fatores de atração que influenciam os estudantes internacionais em países
emergentes. Nossos resultados destacam o papel significativo de fatores geopolíticos, além
do impacto positivo da língua, excelência acadêmica, redes migratórias e capacidade de
acolhimento.

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Published

2025-02-14

How to Cite

de Moraes Baldrighi, R. (2025). Os determinantes da entrada de estudantes internacionais de ensino superior no mundo em desenvolvimento: a dimensão do sul global. Carta Internacional, 19(2), e1517. https://doi.org/10.21530/ci.v19n2.2024.1517