O Brasil diante da globalização: a política externa do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a política externa do governo Fernando Henrique Cardoso, apartir do estudo de seus condicionamentos internos e externos, da sua concepção programática e daatuação diplomática implementada, nos âmbitos regional, bilateral e multilateral. Tem como eixo central de análise a consideração de que a política externa do governo Cardoso foi marcada pelo apogeu e criseda matriz neoliberal de inserção internacional do Brasil que, desde o início dos anos de 1990, tinha comopressupostos a adaptação do Brasil ao processo de globalização e a adoção de políticas neoliberais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.