A Política Comercial dos EUA:

trajetória e protagonismo nas iniciativas de liberalização comercial ao longo dos governos Obama (2009–2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v14n3.2019.901

Resumo

Este artigo discute a política de comércio exterior dos governos de Barack Obama (2009–2017), com destaque para as principais diretrizes que a informaram e para os instrumentos normativos por ela priorizados para levar a cabo seus objetivos estratégicos. Entende-se que, ao longo desse período, em consonância com os eventos analisados, não houve uma trajetória uniforme quanto ao engajamento do país com o comércio internacional. O ativismo comercial que prevalecera no governo republicano antecessor cedeu lugar a uma postura de retraimento no domínio das negociações comerciais, logo sucedida por uma retomada de novas iniciativas. Argumenta-se que determinadas condicionantes, de natureza estrutural e conjuntural, tanto no nível sistêmico quanto doméstico, explicam a mudança de conteúdo dessa política, que abandona o perfil introvertido e passa a explorar novas opções estratégicas para a inserção internacional dos Estados Unidos (EUA) pela via da liberalização comercial. O artigo fundamenta-se na análise de documentos oficiais dos EUA, notadamente a chamada Agenda de Política Comercial, bem como nos argumentos apresentados em trabalhos acadêmicos por eminentes especialistas em política de comércio exterior dos EUA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Diniz Lameiras, Sr., Universidade de São Paulo

Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (IRI/USP) e bolsista da FAPESP. Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008), tendo cursado parte da graduação na Universidade de Maastricht (2007), na Holanda. Possui Especialização (MBA) em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV-Rio (2014) e Mestrado em Relações Internacionais - na área de concentração em Política Internacional e Comparada - pela Universidade de Brasília (IREL/UnB/2017), instituição onde estudou como bolsista do CNPq. icanos (NEL/IREL/UnB).

Roberto Goulart Menezes, Dr., Universidade de Brasília

Doutor em Ciência Política pela USP. É professor Associado do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Professor visitante da Johns Hopkins University (2018-2019). Professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI/UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados das Américas (EsCA/ICS/UnB). É Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para o Estudo dos Estados Unidos - INEU/CNPq/FAPES e vice- coordenador da área de Relações Internacionais do Centro de Estudos Contemporâneos (CEDEC).

Downloads

Publicado

2019-11-28

Como Citar

Lameiras, L. D., & Menezes, R. G. (2019). A Política Comercial dos EUA:: trajetória e protagonismo nas iniciativas de liberalização comercial ao longo dos governos Obama (2009–2017). Carta Internacional, 14(3). https://doi.org/10.21530/ci.v14n3.2019.901