Autonomia, geopolítica crítica e decolonialidade
contribuições latino-americanas ao debate teórico sobre regionalismo e integração regional
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v18n3.2023.1363Palavras-chave:
Integração Regional, Regionalismo, Autonomia, Geopolítica Crítica, DecolonialidadeResumo
Este artigo aborda a dimensão epistemológica da integração e do regionalismo na América Latina, com foco na ideia de autonomia e nas novas contribuições que as ciências sociais trazem a este debate. Baseia-se, para tanto, na abordagem de Jaime Preciado, que articula geopolítica crítica e decolonialidade na reflexão sobre os obstáculos e potencialidades de uma integração autônoma latino-americana na ordem mundial contemporânea. A argumentação realizada tem como conclusão a importância de incluir as dimensões sociais e epistemológicas às visões tradicionais da autonomia que a situam como assunto eminentemente estatal, tendo a América Latina como lugar de enunciação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carolina Albuquerque Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.