Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea

uma proposta contra-hegemônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v18n1.2023.1288

Palavras-chave:

Consumismo, Big Data, Ideologia, Robert Cox

Resumo

Discute-se a ideologia do consumismo e sua manifestação na ordem mundial contemporânea, marcada por transferências de dados digitais (big data). Argumenta-se que tal ideologia cumpre papel central na atualidade, naturalizando o ato de consumir através de sua ferramenta de influência clássica, o anúncio, o qual está potencializado pelas tecnologias usadas pelas empresas transnacionais de dados. Como esse consumo massificado reforça processos hegemônicos social e ambientalmente regressivos, mobiliza-se o método das estruturas históricas de Cox para apresentação de uma proposta contra-hegemônica à estrutura vinculada à ideologia do consumismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stéfano Mariotto de Moura, PPGEEI/UFRGS

Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI/UFRGS), onde atualmente é doutorando, pesquisando temas relacionados à Economia Política de Dados. É jornalista graduado pela UFRGS, com especialização na área pela Universidad de Navarra / O Estado de S. Paulo. Atualmente é coordenador de comunicação do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (Sindisaúde-RS). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6772936575719028.

Prof. Dr. Marcelo Milan, PPGEEI/UFRGS

Doutor, professor em regime de dedicação exclusiva ao departamento de economia e relações internacionais da UFRGS. Professor do curso de pós-graduação em estudos estratégicos internacionais da mesma universidade. Tem interesse na área de Macroeconomia Financeira, Economia Política Radical, Economia Política Internacional e Economia Cultural e Criativa, com ênfase em Moeda e Bancos, Finanças, Economia política dos EUA e do Brasil, Poder e Dinheiro e Economia Cultural e Criativa.

Downloads

Publicado

2023-06-05

Como Citar

Moura, S., & Milan, M. (2023). Ideologia do consumismo e dados digitais na ordem mundial contemporânea: uma proposta contra-hegemônica. Carta Internacional, 18(1), e1288. https://doi.org/10.21530/ci.v18n1.2023.1288