Capacidade técnica, um caminho para a participação
análise do papel da Coalizão Empresarial Brasileira nas negociações comerciais entre Mercosul e União Europeia
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v17n2.2022.1226Resumo
Este artigo investiga o papel da participação da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB) nas negociações entre Mercosul e União Europeia. Essa participação é analisada por meio do estudo da interação entre a CEB e diferentes atores governamentais brasileiros. O artigo testa a hipótese de que essa participação esteve condicionada à capacidade técnica da Coalizão. Para testar essa hipótese, foram utilizados métodos de análise de conteúdo e documental, process tracing e entrevistas. Nas conclusões do artigo, foi possível confirmar que a participação da CEB nas negociações comerciais é baseada nas suas contribuições técnicas.
Downloads

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Danniele Varella Rios, Alexsandro Eugenio Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.