COVID-19 e (in)segurança alimentar
os efeitos da pandemia na cadeia mundial de suprimento de alimentos
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v16n2.2021.1151Resumo
Como a pandemia de COVID-19 impacta a cadeia mundial de suprimento de alimentos? A catástrofe pode trazer à tona os perigos do isolacionismo, do protecionismo e do unilateralismo para a estabilidade do Sistema Internacional. Emerge a possibilidade de os governos implantarem barreiras a exportações para se prevenirem de eventual desabastecimento doméstico. A partir de uma análise de conjuntura, com base em pesquisas e dados preliminares, o artigo mostra que a concentração da produção agroalimentar, somada à ideia de segurança alimentar baseada no comércio internacional, contribui para a alta vulnerabilidade de países em desenvolvimento dependentes da importação de alimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Atos Dias, Lucas Silva Amorim, Igor Palma Barbosa, Thiago Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.