A geopolítica do desenvolvimento sustentável: reflexões sobre o encontro entre economia e ecologia

Autores

  • Leandro Dias de Oliveira Departamento de Geociências da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Resumo

A concepção de Desenvolvimento Sustentável vem sendo apresentada como um receituário “inconteste”para a consecução de um equilíbrio socioecológico planetário, cujo escopo é o ajuste da natureza aosinteresses econômicos por meio de estratégias para a conservação das riquezas naturais situadas, emmaior parte, no território dos países periféricos. Para refletir sobre tal concepção, este artigo objetivaanalisar: a) o despertar político da contradição “desenvolvimento x meio ambiente”; b) a emersão daproblemática ambiental contemporânea; e c) o encontro entre “desenvolvimento e meio ambiente”,a partir da institucionalização do desenvolvimento sustentável no Nosso Futuro Comum e sua celebraçãodurante a Conferência do Rio de Janeiro, a Rio 92.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Dias de Oliveira, Departamento de Geociências da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor de Geopolítica do Departamento de Geociênciasda Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus Seropédica.

Downloads

Publicado

2012-06-20

Como Citar

Oliveira, L. D. de. (2012). A geopolítica do desenvolvimento sustentável: reflexões sobre o encontro entre economia e ecologia. Carta Internacional, 7(1), 118–139. Recuperado de https://cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/54

Edição

Seção

Artigos