Cooperação Brasil-Timor-Leste sob o paradigma do dom e da hospitalidade

Autores

  • Silvia Garcia Nogueira UEPB/Professora Efetiva
  • Wemblley Lucena de Araújo UFPE/Doutorando em Ciência Política.

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v14n2.2019.881

Resumo

O presente artigo discute, a partir de uma pesrpectiva crítica, o processo de Cooperação Sul-Sul (CSS) no campo educacional entre Brasil e Timor-Leste, com base no paradigma do dom e da hospitalidade. Durante o governo Lula (2003-2010), a CSS se constituiu como uma das principais plataformas de inserção do Brasil no meio internacional. Além disso, foi o governo que mais energizou esforços ao desenvolvimento da cooperação educacional. No entanto, o argumento central é que o Brasil ainda necessita investir mais em políticas de recepção de estudantes estrangeiros orientadas por uma lógica do bem-receber. Nesses termos, a metodologia aplicada consistiu na análise de documentos oficiais, incluindo um protocolo de cooperação entre ambos os países, a literatura especializada e uma pesquisa de caráter etnográfico realizada com 30 estudantes timorenses. Diante do que foi observado, conclui-se que o processo de cooperação no campo educacional, quando compreendido a partir de variáveis endógenas e exógenas, revelam peculiaridades e desafios que podem ser superados a partir das práticas ancoradas no paradigma do dom e da hospitalidade.

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Biografia do Autor

Silvia Garcia Nogueira, UEPB/Professora Efetiva

Professora efetiva da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI/UEPB) e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB), Mestre e Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ), com pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/ULisboa).

Wemblley Lucena de Araújo, UFPE/Doutorando em Ciência Política.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCP/UFPE). Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI/UEPB).

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Publicado

2019-08-20

Como Citar

Nogueira, S. G., & Araújo, W. L. de. (2019). Cooperação Brasil-Timor-Leste sob o paradigma do dom e da hospitalidade. Carta Internacional, 14(2). https://doi.org/10.21530/ci.v14n2.2019.881