Política Externa Brasileira: 1964-1985

Autores

  • Shiguenoli Miyamoto Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Palavras-chave:

política externa brasileira, regime militar, forças armadas, diplomacia brasileira, relações internacionais brasileiras

Resumo

O texto faz considerações sobre a política externa brasileira conduzida pelo regime militar. Procura destacar as políticas formuladas durante os diversos governos, considerando as alternâncias dos grupos no poder e as mudanças na conjuntura tanto doméstica quanto internacional. O que se observa, portanto, é que cada governante implementou sua política de acordo com os interesses do grupo que naquele momento se encontrava no controle do Estado. Um dos objetivos do texto é discutir as nomenclaturas utilizadas para designar cada período: “alinhamento automático”, “diplomacia da prosperidade”, “diplomacia do interesse nacional” “pragmatismo responsável” e “pragmatismo ecumênico”. Essas terminologias não fazem jus, nem correspondem à realidade das políticas implementadas naqueles momentos, uma vez que todas as políticas públicas, nessas incluindo a política externa e as de defesa e segurança, são motivadas pela necessidade de se atender princípios básicos comuns a todos os governos, como a soberania e o desenvolvimento nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shiguenoli Miyamoto, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

É Professor Colaborador Voluntário do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular[aposentado].

Referências

COUTO E SILVA, Golbery do. 1981.Conjuntura Política, o Poder Executivo & Geopolítica do Brasil, 3.ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora.

GOES, Walder de. 1978. O Brasil do general Geisel. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira.

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. 1966. A política externa da revolução brasileira. Brasília: Seção de Publicações. (snp/sem numeração de páginas)

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. 1978. Tratado de Cooperação Amazônica. Brasília: MRE.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. 1971. Metas e bases para a ação do governo. Rio de Janeiro: Fundação IBGE.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. 1974. II Plano Nacional de Desenvolvimento (1975-1979). Rio de Janeiro: Fundação IBGE.

SENADO FEDERAL. 1984. Reforma Administrativa. Organização da Administração Federal. Decreto-Lei nº 200/67. 4.ed. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Miyamoto, S. (2013). Política Externa Brasileira: 1964-1985. Carta Internacional, 8(2), 03–19. Recuperado de https://cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/120

Edição

Seção

Artigos