Não-alinhamento, cooperação internacional e desenvolvimento no contexto da Guerra Fria: o caso egípcio (1955-1967)
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v13n2.2018.792Resumo
O objetivo deste artigo é discutir o papel funcional da política externa do não-alinhamento para as políticas de desenvolvimento econômico e militar de países periféricos durante a Guerra Fria. Para tanto, propõe-se um estudo de caso sobre a política externa do governo egípcio de Gamal Abdel Nasser (1954-1970). Ao longo do texto, argumenta-se que a política externa “não alinhada” aos principais blocos da Guerra Fria representou um poderoso instrumento de barganha internacional por parte do governo egípcio entre os anos de 1955
e de 1967. Para respaldar essa afirmação, o texto evidencia a relação existente entre, por um lado, as melhores condições externas para a viabilização dos programas internos de desenvolvimento e, por outro, as relações ambíguas cultivadas pelo governo Nasser com Estados Unidos e União Soviética. Tais relações, por sua vez, somente foram possíveis graças a um permanente jogo de compensações de ordem geopolítica que envolvia a capacidade do governo egípcio de intervir nos interesses regionais das duas superpotências.
Downloads
Referências
BURNS, William. Economic aid and american policy toward Egypt, 1955-1981. New York: State University of New York Press, 1985.
CARRÉ, O. Le nationalisme arabe. Paris: Payot, 1993
DAWISHA, Karen. Soviet Foreign Policy towards Egypt. New York: Palgrave Macmillan, Hampshire,1979.
FARAH, N. Egypt's political economy. American University of Cairo, Cairo: 2009
HEIKAL, M. Cutting the lion s tail: Suez though Egyptian eyes. Londres, 1986.
__________. Nasser, les documents du Caire. Flammarion, Paris, 1972.
HOBSBAWN, Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
JANSEN, G.H. Non-Alignement and the Afro-Asian States. Praeger, New York: 1966
KAMISNKY, Catherine. & KRUK, Simon. La stratégie soviétique au Moyen-Orient. Paris : Presses universitaires de France, 1988.
KENNEDY, Paul. Ascensão e queda das grandes potencias. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
LAURENS, Henry. Orientales. Paris : CNRS Éditions, 2007.
MABRO, Robert. The Egyptian economy 1952-1972. Londres: Oxford, 1974.
________ . “Egypt's Economic Relations with the Socialist Countries”. In: World Development, Vol.3, n.5, 1975: p. 299-313.
RIST, G. Le développement, histoire d'une croyance occidentale. Sciences Po Press, Paris, 2013.
YAQUB, Salim. Containing Arab Nationalism: The Eisenhower Doctrine and the Middle East. Chapel Hill: The University Press of North Caroline, 2004.
WATERBURY, John. The Egypt of Nasser and Sadat. New York: Princeton, 1983
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.