O Comércio Internacional na Perspectiva do Islamismo Xiita no Irã
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v19n2.2024.1435Palavras-chave:
Comércio Internacional, Economia Islâmica, Legislação IslâmicaResumo
A partir de uma análise bibliográfica e entrevistas realizadas no Irã, este artigo apresenta um debate sobre a visão do Islã para as relações econômicas internacionais, A partir de uma análise bibliográfica e de entrevistas realizadas no Irã, este artigo apresenta a perspectiva do Islã xiita sobre as relações econômicas internacionais, com um enfoque específico na realidade iraniana. O objetivo é debater o pensamento econômico no contexto do comércio internacional, destacando as questões éticas e morais que delimitam o comércio exterior no Islã e como essas questões podem ser consideradas tanto no âmbito da OMC quanto nas relações bilaterais entre países islâmicos e não islâmicos. Além disso, o artigo examina como esses países têm utilizado áreas de Zona Franca e o regionalismo para desenvolver o comércio internacional.precisamente sob um enfoque iraniano. A proposta é debater o pensamento econômico no contexto do comércio internacional, apresentando as questões éticas e morais que delimitam o comércio exterior do Islã e como estas podem ser consideradas tanto no âmbito da OMC, como nas relações bilaterais entre países islâmicos e não-islâmicos, e como esses países têm usado a área de Zona Franca, assim como o regionalismo, para desenvolver o comércio internacional.
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