Chamada de Artigos: Temas Contemporâneos em Relações Internacionais

2022-06-17

A Equipe Editorial da Carta Internacional abre a oportunidade para publicação da seção completa denominada Temas Contemporâneos em Relações Internacionais. A seção será composta por artigos curtos, em inglês ou em espanhol, e que sejam resultado do trabalho de redes internacionais de pesquisa. A submissão de propostas será em fluxo contínuo. Serão publicadas até duas seções por ano, cujas regras de submissão se encontram abaixo.

 

1) A proposta deverá ser enviada completa, composta por um conjunto de 3 artigos, sobre o mesmo tema escolhido pelo proponente. Os artigos deverão ser apresentados em inglês ou em espanhol.

2) O tema é de livre escolha dos proponentes, deverá ser atual, afeto ao campo de estudos das Relações Internacionais (ver Política Editorial, na aba “Sobre a Revista”) e objeto de pesquisa de redes internacionais que incluam pesquisadores brasileiros e estrangeiros. 

3) As autoras e autores dos textos deverão ter, obrigatoriamente, filiação institucional diversa. É condição para o aceite da proposta que as instituições estejam localizadas em pelo menos 2 países distintos. Considerando o conjunto de 3 artigos, apenas uma autora ou um autor poderá ser proveniente de instituição brasileira. É recomendável que seja observada, para o grupo de autoras e autores, diversidade e representatividade.

4) Para os artigos em co-autoria, o critério de 1/3  das autoras e/ou autores, conforme indicado no item 3 deve ser observado e aplicado proporcionalmente ao total de autoras e autores do conjunto de textos.

5) O processo de avaliação da proposta seguirá as mesmas regras já adotadas pela Carta para a revisão por pares em processo duplo-cego, sendo que a proposta será avaliada em conjunto. O parecer será direcionado para o conjunto da proposta em quaisquer das alternativas - aceita para publicação, correções obrigatórias, submissão para uma nova rodada de avaliação ou rejeição.

6) A submissão da proposta à Carta Internacional deverá ser feita por um dos autores, que incluirá, em conjunto, todos os artigos que a integram. O conjunto dos artigos deverá ser enviado em um único bloco, separados uns dos outros pelos respectivos títulos, resumos e palavras-chave. Para cada artigo que integra o conjunto, deverá ser enviada, separadamente, uma folha de rosto com título, autoria e mini-currículo das autoras e dos autores, incluindo e-mail de contato e o ORCID.

7) Os artigos que integrarem a proposta de seção deverão obedecer a seguinte formatação:

  • Cada artigo deverá ter entre 3000 e 4000 palavras, incluindo notas de rodapé e referências bibliográficas. Os artigos devem tratar da mesma temática e devem ser redigidos em inglês ou em espanhol.
  • Os artigos deverão conter título, resumo em inglês e em espanhol, palavras chave em inglês e em espanhol, o corpo do texto e as referências. 
  • A elaboração do título, resumo, palavras-chave e a formatação das referências deve seguir as mesmas normas já adotadas pela Carta (ver aba “Submissões”).
  • Demais elementos do processo de publicação estão definidos na aba “Sobre a Revista”.

 

Antes de realizar a submissão, solicitamos aos proponentes que consultem a Política Editorial da Carta.