Agenda Ambiental no Regionalismo Sul-Americano
os casos do MERCOSUL e da OTCA
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v19n2.2024.1429Palavras-chave:
MERCOSUL, OTCA, AMERICA DO SUL, Meio ambiente, Regionalismo LíquidoResumo
O presente artigo tem por objetivo, a partir do referencial teórico do regionalismo líquido, analisar as iniciativas de integração regional da América do Sul à luz dos debates ambientais contemporâneos. O artigo analisou a agenda ambiental do MERCOSUL e da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), identificando as instâncias técnicas, os temas negociados e os projetos de cooperação pertinentes à temática. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, a análise documental e visita de campo à sede da OTCA. Como conclusão, identificou-se que a institucionalidade é fundamental para a efetividade das ações ambientais no âmbito das organizações estudadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tatiana de Souza Leite Garcia, Luciene Patricia Canoa de Godoy, Karina Lilia Pasquariello Mariano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.