Congressos na Política Externa
um debate a partir da Comissão de Assuntos Internacionais do Uruguai
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v16n1.2021.1113Resumo
A intensificação de iniciativas de integração regional na América do Sul teve os governos nacionais como protagonistas. A despeito disso, os Parlamentos representam um importante ator no processo de tomada de decisões no âmbito da política externa. Este artigo discute como o Parlamento uruguaio participou nas decisões sobre a integração regional entre os anos 2000-2015. A análise parte do debate promovido pela abordagem da Diplomacia Parlamentar para demonstrar que apesar das atribuições de formulação da política externa estarem institucionalmente no Poder Executivo, este depende de negociações com outras forças políticas, especialmente com o Parlamento, para a sua implementação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Samuel Decresci, Karina Lília Pasquariello Mariano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.