Brahimi+10: an approaching decade of political challenges and the echoing lessons from the UN Transitional Administration of East Timor
Resumo
Em 2010, comemorados dez anos do Relatório Brahimi, uma década inteira de complexas intervenções para construção da paz por parte das Nações Unidas terá mostrado a falta de habilidade da organização em promover governança em ambientes políticos locais. Esta inabilidade política reduziu as possibilidades de estabilidade e desenvolvimento nos países nos quais as Nações Unidas intervieram. A experiência da UNTAET em Timor Leste ilustra os desafios da ONU na promoção de governança, especialmente no que diz respeito à participação, inclusão e responsividade perante demandas e realidades locais. Estes desafios devem-se a negligência e falta de entendimento da dinâmica política local - um aspecto que deveria ter sido avaliado de forma mais detalhada pelo Relatório Brahimi e que deve ser levado em conta ao se olhar para o futuro das operações complexas de construção da paz.
Palavras-chave: governança local, construção da paz, ONU, Timor-Leste.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.