Discussão e aprovação do Protocolo de Adesão da Venezuela ao MERCOSUL

Resumo

Este artigo discute o processo de adesão da Venezuela ao MERCOSUL, com foco para o debate no âmbitoda Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, do Senado Brasileiro. O Protocolo de Adesão,assinado em 04/06/2006 por Nestor Kirchner, Lula, Frutos Nicanor, Tabaré Vázquez e Hugo Chávez está deacordo com as diretrizes da política externa brasileira da década de 1990 e 2000. Pretende-se compreendero processo de discussão do Protocolo no âmbito do Legislativo brasileiro, no intuito de lançar luz sobre osconstrangimentos e oportunidades domésticos para a política regional brasileira. A título de conclusão,será considerada a diplomacia presidencial como uma estratégia importante para a implementação dapolítica regional do Brasil e os entraves que tal estratégia coloca para a atuação mais assertiva do CongressoNacional em assuntos relativos à política externa.
PDF

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.