Identidades fraturadas e segurança ontológica

uma análise decolonial de gênero sobre a literatura de Relações Internacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v20n1.2025.1538

Palavras-chave:

Identidade, (In)segurança ontológica, Lócus fraturado, Terrorismo íntimo

Resumo

O conceito de “segurança ontológica” é trabalhado nas Relações Internacionais desde diferentes perspectivas. O objetivo do artigo foi examinar essa literatura a partir das contribuições de María Lugones e Gloria Anzaldúa. Por meio de reflexões sobre o “lócus fraturado” e o “terrorismo íntimo”, questionou-se o papel da identidade na construção do conceito e na busca de segurança ontológica. Argumentou-se que a ideia de “(in)segurança ontológica” reproduz uma lógica colonial e patriarcal de identidades fixas e de classificação de sujeitos. A busca pela “segurança do ser” invisibiliza as vivências de corpos “fraturados”, legitimando a criminalização e eliminação das diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Salim de Castro, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Estágio de Pós-Doutorado

Doutora e Mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR. Coordenadora do Iaras – Núcleo de Estudos de Gênero. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais - NEPRI/UFPR.

Ramon Blanco, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) / Professor

Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq — PQ2. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNILA e Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Salim de Castro, H. ., & Blanco, R. (2025). Identidades fraturadas e segurança ontológica: uma análise decolonial de gênero sobre a literatura de Relações Internacionais. Carta Internacional, 20(1), e1538. https://doi.org/10.21530/ci.v20n1.2025.1538