A crise da ordem internacional e os problemas das democracias liberais
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v19n3.2024.1501Palavras-chave:
Ordem Internacional Liberal, Democracia, Crise, Populismo, LegitimidadeResumo
O artigo examina a relação entre a crise da ordem internacional liberal e os desafios recentes às democracias nacionais. Como sugerem analistas dessa crise, uma das formas de explicá-la é por meio da articulação entre dois níveis (o doméstico, no qual surgem os riscos à democracia) e o internacional (onde se formou a ordem atual a partir de princípios liberais formulados no início do século XX). Nesse sentido, o artigo argumenta que parte dos problemas da ordem internacional contemporânea não está dissociada dos desafios impostos às democracias liberais.
Downloads

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alexsandro Eugenio Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.