Economia Política Internacional da Saúde, autonomia estratégica e segurança nacional

Autores

  • Raphael Padula PEPI-UFRJ (Pós-Graduação em Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v12n2.2017.641

Palavras-chave:

saúde, segurança, autonomia estratégica, indústria de defesa

Resumo

Partindo do cenário econômico e político internacional da saúde, caracterizado como um ambiente competitivo e conflituoso, mas também concentrado nas mãos de um grupo de Estados e empresas transnacionais, o artigo analisa a importância das relações interestatais e entre Estado e mercado para a autonomia estratégica de Estados periféricos. Em particular, aborda-se a discussão sobre a ampliação da agenda de segurança dos âmbitos estritamente militar e nacional, propondo o conceito de segurança de saúde como fundamental para a segurança nacional, e suas conexões com as seguranças econômica, política, societal e militar. O argumento central sustenta que, diante do cenário internacional de saúde, Estados periféricos devem buscar a construção de um complexo industrial de saúde próprio e conectado ao industrial-militar, para alcançar sua autonomia estratégica e segurança nacional, diminuindo suas vulnerabilidades externas politicas e econômicas. Tal construção passa pela internalização da produção material e não material e da propriedade de empresas. Utilizando o arcabouço da Economia Política Internacional, combinando o estruturalismo econômico com o realismo da política internacional, o artigo se apoia em revisão bibliográfica de conceitos, dados e experiências históricas de países selecionados e de conflitos de interesses no âmbito internacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Padula, PEPI-UFRJ (Pós-Graduação em Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Coordenador e Professor Permanente da Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI) do Instituto de Economia (IE/UFRJ), Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) da área de Economia Política Internacional, da graduação de Relações Internacionais. Economista pelo IE/UFRJ (2004), Mestre (2005) e Doutor (2010) em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ. Editor da revista Oikos – Revista de Economia Política Internacional. Membro do grupo de pesquisa "Poder Global e Geopolítica do Capitalismo".

 

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1416470002003585  

Referências

ALMEIDA, Célia . Saúde, Política Externa e Cooperação Sul-Sul em Saúde: Elementos para Reflexão sobre o Caso do Brasil. In GADELHA, P.; CARVALHO, J. N. de; PEREIRA, T. R. A saúde no Brasil em 2030. Volume 1. Rio de Janeiro: Fiocruz/Ipea/Ministério da Saúde/SAE, 2013.

BUZAN, Barry. New Patterns of Global Security in the Twenty-First Century. International Affairs, Vol. 67, Nº 3, Jul. 1991, p. 431-451.

CHASE-DUNN, C., NIEMEYER, R.; ALLISON, J. Futures of biotechnology and geopolitics. IROWS Working Paper 23, v. 5-31-06, 2005.

DALBY, Simon . Environmental Change. In: WILLIAMS, Paul D. Security Studies. London: Routledge, 2008.

FIORI, José Luís . Ontem, Hoje e 2030: Tendências do Sistema Mundial – com Ênfase na América do Sul. In GADELHA, P.; CARVALHO, J. N. de; PEREIRA, T. R. A saúde no Brasil em 2030... Volume 1. Rio de Janeiro: Fiocruz; Ipea; Ministério da Saúde; SAE, 2013.

FIORI, J. L.; PADULA, R.; VATER, M.C. A projeção do Brasil na América do Sul e na África Subsaariana e o controle da Bacia do Atlântico Sul. In: CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Dimensões estratégicas do desenvolvimento brasileiro: Brasil, América Latina e África: convergências, geopolítica e estratégias de integração. Brasília, DF: CGEE, 2013, Volume 3, 288 p.

GADELHA, Carlos A. G.; COSTA, Laís S. A saúde na política nacional de desenvolvimento: um novo olhar sobre os desafios da saúde. In GADELHA, P.; CARVALHO, J. N. de; PEREIRA, T. R. A saúde no Brasil em 2030... Volume 1. Rio de Janeiro: Fiocruz; Ipea; Ministério da Saúde; SAE, 2013.

GILPIN, Robert Global Political Economy. Princeton University Press, 2001.

GRANATO, Leonardo A integração na América do Sul em discussão nos governos do Brasil e da Argentina (2003-2010). Tese de Doutorado em Economia Política Internacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.

IMS HEALTH. IMS Health Market Prognosis, June 2013.

KRASNER, Stephen Structural Conflict. Los Angeles: University of California Press, 1985.

KRASNER, Stephen Power, the State and Sovereignty – Essays on international relations. New York, Routledge, 2009.

MCINNES, Colin . Health. In WILLIAMS, Paul D. (Ed.). Security Studies, an introduction. London: Routledge, 2008.

MEDEIROS, Carlos A. de O Desenvolvimento Tecnológico Americano no Pós-Guerra como um Empreendimento Militar. In FIORI, J.L. (Org). O poder americano. Petrópolis: Vozes, 2004

MEDEIROS, C. A. de, TREBAT, N. Military Modernization in Chinese Technical Progress and Industrial Innovation. World Keynes Conference, Izmir Economics University, 26-29th June 2013.

PADULA, R., NORONHA, G., MITIDIERI, T. Complexo Econômico-Industrial de Saúde, Segurança e Autonomia Estratégica: para pensar a inserção do Brasil frente ao mundo. Saúde Amanhã: Textos para discussão nº4. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2015.

PADULA, R. A cooperação em saúde no BRICS: uma perspectiva econômica e política brasileira. In: COSTA, D.; GONÇALVES, W. (OrgS.). Brasil nos BRICS. Rio de Janeiro: Capax Dei, 2015, p. 165-183.

REIS C., LANDIN, A., PIERONI, J.P. Lições da experiência internacional e propostas para incorporação da rota biotecnológica na indústria farmacêutica brasileira. BNDES Setorial 34, 2011, p. 5-44

REIS, Renata; FARIA, Janaína E. P.. Apreensões de medicamentos genéricos e a condenação da UE no Tribunal Permanente dos Povos. Pontes, Vol.6, Nº 5, 22/12/2010.

THOMAS, Caroline . Poverty. In WILLIAMS, Paul D (Ed.). Security Studies, an introduction. London: Routledge, 2008.

VARGAS, M. A. Indústria de Base Química no Brasil: potencialidades, desafios e nichos estratégicos. In Gadelha, C.; NORONHA, J.C.; PEREIRA, T.R. Brasil Saúde Amanhã: Complexo Econômico Industrial da Saúde. No prelo. 2017

Downloads

Publicado

2017-09-26

Como Citar

Padula, R. (2017). Economia Política Internacional da Saúde, autonomia estratégica e segurança nacional. Carta Internacional, 12(2), 174–196. https://doi.org/10.21530/ci.v12n2.2017.641

Edição

Seção

Artigos