Soberania e Crise Ambiental
um estudo sobre a cooperação relacionada ao compartilhamento de recursos de água doce
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v19n2.2024.1431Palavras-chave:
Cooperação, Hidropolítica, Crise Ecológica, Bacias Hidrográficas, SoberaniaResumo
Este artigo questiona em que aspectos a estrutura de governança das bacias do Prata e Ganges Brahmaputra influencia a capacidade de cooperação entre os países ripários frente aos desafios da crise ambiental. Escolhemos estas bacias pelos critérios de relevância geopolítica e importante vulnerabilidade climática. Através de análise bibliográfica sobre hidropolítica e as estruturas de governança das bacias, o estudo permitiu concluir que os países da bacia do Prata optam por acordos bilaterais e multilaterais, enquanto os países da bacia GB optam por bilaterais, refletindo preocupação com suas soberanias, além de haver pouca previsão, nesses mecanismos, para abordar a crise ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Matilde de Souza, Victor de Matos Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.