Problematizando o Estado como sinônimo de paz civil

uma genealogia da violência pacificadora contra os Mapuche no Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v19n1.2024.1388

Palavras-chave:

Mapuche, Chile, Pacificação, Violência, Paz Civil

Resumo

partir da adoção da genealogia, perspectiva teórico-metodológica sugerida por Foucault (1999), e dos estudos de pacificação, analisa-se três emergências dos processos repressivos contra indígenas mapuche no Chile: a “pacificação da Araucania” (1852-1883), a ditadura de Pinochet (1973-1990) e as violências sofridas por essa população no pós-redemocratização (1990-). Argumenta-se que a relação entre o Estado chileno e os indígenas mapuche, desde a formação do Estado até a contemporaneidade, é marcada por práticas de violência pacificadora. A persistência de tais práticas, ainda que emergentes de formas distintas ao longo do tempo, desafia uma concepção do Estado como sinônimo da paz civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tadeu Morato Maciel, Universidade Federal Fluminense

Professor Colaborador e pós-doutorando (bolsista PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança da Universidade Federal Fluminense (PPGEST/UFF). Professor Colaborador (2018-atual) na Graduação em Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) e Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Política Externa Brasileira (LEPEB) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do laboratório de pesquisa Nexus: segurança e desenvolvimento na política global (SEDEAMÉRICAS/NEA). 

Matheus Moraes Alves Marreiro, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Pesquisador Visitante na Universidad Austral de Chile, com bolsa CAPES PDSE. Mestre em Segurança Internacional e Defesa pela Escola Superior de Guerra. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Petrópolis.

Rafaela Guimarães dos Santos Martins, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do Laboratório Nexus (segurança e desenvolvimento na política global contemporânea).

Downloads

Publicado

2024-08-05

Como Citar

Morato Maciel, T., Moraes Alves Marreiro, M., & Guimarães dos Santos Martins, R. (2024). Problematizando o Estado como sinônimo de paz civil: uma genealogia da violência pacificadora contra os Mapuche no Chile. Carta Internacional, 19(1), e1388. https://doi.org/10.21530/ci.v19n1.2024.1388