Liderando do meio?

Dimensionando a liderança das potências intermediárias nas organizações internacionais (1975-2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v17n1.2022.1223

Resumo

As últimas décadas testemunharam a ascensão de novos atores intermediários no sistema internacional, como as potências regionais. Dentre as características atribuídas a elas, está a preferência por arenas multilaterais e a busca por proeminência nelas. Assim, convém investigar se a autoridade em tais instituições acompanhou a redistribuição de poder mundial. Este artigo busca responder a essa pergunta utilizando dados do IO BIO Project e do Word Power Index e estatística descritiva. Os dados indicam que o imediato pós-Guerra Fria foi marcado por menor atuação dos intermediários nas instituições multilaterais, enquanto a crise financeira de 2008 inaugurou uma maior participação desse grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Lira Paiva, Universidade Federal de Pernambuco

Felipe Lira Paiva é mestrando e bacharel em Ciência Política pela UFPE, tecnólogo em Comércio Exterior pela Universidade Estácio e membro do Grupo de Pesquisa de Instituições, Políticas e Governo. Sua área de interesse é centrada em instituições. 

Rafael Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco

Rafael Mesquita é professor adjunto no Departamento de Ciência Política da UFPE e membro do Núcleo de Estudos de Política Comparada e Relações Internacionais (NEPI-UFPE). Sua pesquisa centra-se em política externa brasileira, potências emergentes e métodos quantitativos e figura em periódicos como Third World Quarterly, Bulletin of Latin American Research, Global Society e RBPI.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Lira Paiva, F., & Mesquita, R. (2022). Liderando do meio? Dimensionando a liderança das potências intermediárias nas organizações internacionais (1975-2017). Carta Internacional, 17(1), e1223. https://doi.org/10.21530/ci.v17n1.2022.1223