Novas abordagens para análise dos processos de integração na América do Sul: o caso brasileiro

Autores/as

  • Miriam Gomes Saraiva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

O objetivo do artigo é apresentar as possíveis aplicações de novas abordagens analíticas de integração sul-americana ao caso brasileiro. Em primeiro lugar, o artigo identifica as abordagens parciais desenvolvidas depois do declínio do regionalismo aberto para explicar as novas iniciativas de integação e/ou cooperação regional na América do Sul. Na principal parte analisa o papel que o Brasil exerce desde 2003 na região com vista a checar a viabilidade das abordagens apresentadas anteriormente para a explicação do comportamento brasileiro frente à região e, mais especificamente, diante do MERCOSUL e da UNASUL. Por fim, a conclusão busca refletir sobre a aplicabilidade das abordagens apresentadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Miriam Gomes Saraiva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência Política pela Universidad Complutense de Madrid, é professora associada do Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais. É bolsista de produtividade do CNPq nível 2.

Publicado

2013-06-05

Cómo citar

Saraiva, M. G. (2013). Novas abordagens para análise dos processos de integração na América do Sul: o caso brasileiro. Carta Internacional, 8(1), 03–21. Recuperado a partir de https://cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/79

Número

Sección

Artigos