La politización de la (in)migración en Sudamérica

respuestas innovadoras y la debilidad de los marcos jurídicos que regulan la movilidad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v18n3.2023.1376

Palabras clave:

Política migratoria, América del Sur, Politización

Resumen

Este artículo discute, a partir de la revisión bibliográfica y de las normas producidas
por los países sudamericanos, cómo, a pesar del discurso de ser un destino acogedor
para los inmigrantes, la región se caracteriza por la xenofobia institucional y
la dificultad de acceso a los derechos para los migrantes. Este proceso pone de
manifiesto la politización de la llegada de determinadas nacionalidades. En términos
metodológicos, el artículo utiliza un proceso reflexivo basado en un análisis
bibliográfico y documental que se centra esencialmente en la situación contemporánea
(posterior a 1990), precedido por una breve contextualización histórica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Carlos Jarochinski Silva, Universidade Federal de Roraima

João Carlos Jarochinski Silva é professor do curso de Relações Internacionais e da Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atualmente é Diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH/UFRR) e Coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM/UFRR). Pós-doutor pelo Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (NEPO/Unicamp). Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP com período sanduíche no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT). Foi Research Fellow na American University em Washington DC, vinculado ao Center for Latin American & Latino Studies (CLALS), pesquisador colaborador junto ao NEPO/Unicamp, pesquisador visitante no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Atualmente é participante do Projeto Observatório da Emigração Brasileira/CNPq – Cooperação Internacional com Portugal/UFRR (processo n. 441952/2023-2), do grupo de pesquisa Caminar Americas (caminaramericas.org) e da diretoria da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) na gestão 2023-2025.

Jorge Macaísta Malheiros, Universidade de Lisboa

Malheiros é Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa. Obteve o grau de mestre em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local e de licenciado pela Universidade de Lisboa. É atualmente Professor Associado do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Atualmente é membro da Coordenação do Grupo de Investigação ZOE (Dinâmicas e Políticas Urbanas e Regionais) do centro de estudos geográficos. É membro do Conselho Científico do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Desenvolve investigação nas áreas dos estudos sociais urbanos e das migrações internacionais, com destaque para a integração dos imigrantes, as dinâmicas demográficas, as relações de género, os problemas da habitação e da segregação e as relações fronteiriças e transnacionais. Publicou diversos trabalhos em Portugal e no estrangeiro e participou e coordenou projectos no domínio das migrações, da integração, da exclusão social e da habitação. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos (2002 e 2004) e é atualmente membro do comité editorial do IMISCOE-Amsterdam University Press/Springer (Migration), correspondente português do SOPEMI¿OCDE e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Demografia (2013-presente).

Publicado

2024-06-29

Cómo citar

Jarochinski Silva, J. C., & Macaísta Malheiros, J. (2024). La politización de la (in)migración en Sudamérica: respuestas innovadoras y la debilidad de los marcos jurídicos que regulan la movilidad. Carta Internacional, 18(3), e1376. https://doi.org/10.21530/ci.v18n3.2023.1376