Process tracing in Brazilian political science and International Relations

A bibliometric analysis (2021-2023)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v18n3.2023.1365

Keywords:

process tracing, qualitative methodology, causality, causal mechanisms

Abstract

Does process-tracing-based research in Brazilian political science and International Relations
follow the guidelines of this methodological approach? Process tracing has become one of
the main qualitative methods for identifying causal relationships in time, being increasingly
used in Brazil. However, difficulties persist in its implementation, especially with regard
to its epistemological and methodological assumptions. In this article, we perform a
bibliometric analysis of articles published in Brazilian political science and IR journals
in the last decade that mobilized process tracing, assessing whether its implementation
follows the minimum guidelines recommended by the literature.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Enzo Lenine, Universidade Federal da Bahia

Enzo Lenine é professor do departamento de Ciência Política da UFBA. Possui doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicou em diversos periódicos nacionais e internacionais, como Perspectives on Politics, International Interactions, International Political Science Review, Carta Internacional e RBCS. Suas pesquisas envolvem filosofia das ciências sociais aplicada às RI, feminismo nas RI, teoria da escolha racional e modelagem matemática, segurança internacional. É lider do Methodos: Grupo de Pesquisa em Metodologia Política.

Eduardo Grizenti, Universidade Federal da Bahia

Eduardo Grizenti é bacharel em Ciências Sociais com concentração em Ciência Política pela UFBA e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política na mesma instituição. Tem interesse especial na relação entre os fenômenos políticos e nas atuais tecnologias digitais, assim como em metodologia e epistemologia das ciências, principalmente voltadas para as Ciências Sociais. Faz parte dos grupos de pesquisa Comunicação, Internet e Democracia do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e Methodos, do Departamento de Ciência Política da UFBA.

Agnes Bia, Universidade Federal da Bahia

Agnes Bia é graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia. É pesquisadora-júnior no Methodos: Grupo de Pesquisa em Metodologia Política. Interessa-se por metodologia na Ciência Política e nas Relações Internacionais, segurança internacional e filosofia das Ciências Sociais. É bolsista CNPq no projeto “A natureza da explicação nas Relações Internacionais: uma investigação filosófica e metateórica”, sob a orientação do Prof. Enzo Lenine.

Beatriz Cardoso, Universidade Federal da Bahia

Beatriz Cardoso é graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia. É pesquisadora-júnior no Methodos: Grupo de Pesquisa em Metodologia Política. Interessa-se por metodologia na Ciência Política e nas Relações Internacionais, segurança internacional e análise estética nas RI. É bolsista Fapesb no projeto “A natureza da explicação nas Relações Internacionais: uma investigação filosófica e metateórica”, sob a orientação do Prof. Enzo Lenine.

Published

2024-03-11

How to Cite

Lenine, E., Grizenti, E., Bia, A., & Cardoso, B. (2024). Process tracing in Brazilian political science and International Relations: A bibliometric analysis (2021-2023). Carta Internacional, 18(3), e1365. https://doi.org/10.21530/ci.v18n3.2023.1365