Extremismo político e crise hegemônica

o caso das milícias de extrema direita nos Estados Unidos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v18n2.2023.1326

Keywords:

Donald Trump, Nova Direita Global, Milícias, Estados Unidos

Abstract

O artigo visa contribuir ao debate sobre a nova direita global, analisando as transformações
sociopolíticas observadas nos Estados Unidos da América (EUA), durante a administração
Trump. Os casos de três das milícias mais relevantes naquele país – os Oath Keepers, os
Proud Boys e os Three Percenters – foram escolhidos para ilustrar como a ascensão de grupos
de extrema direita e a contestação de valores liberais nos EUA transcendem o trumpismo,
mas estão conectados com a hegemonia interna enfraquecida e a crise da ordem liberal
internacional. Metodologicamente, o trabalho se alicerça na análise de conteúdo para
investigar os manifestos produzidos por essas organizações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Barbara Motta, UFS

Professora Adjunta em Relacões Internacionais na Universidade Federal de Sergipe. Doutora e Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/ PUC-SP), Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2011). Atua em pesquisa nas áreas de Segurança Internacional e Política Externa dos Estados Unidos. Integrante do Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e Coordenadora do Observatório de Política Exterior do Brasil (OPEB) do Projeto de Extensão Interinstitucional OPEx. 

Clarissa Nascimento Forner, Universidade São Judas Tadeu

Professora de Relações Internacionais na Universidade São Judas Tadeu. Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC-SP) e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Osasco (Escola Paulista de Política Economia e Negócios).Membro do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) e do Grupo de Pesquisa em Política, Economia, Cultura e Relações Internacionais da Universidade São Judas Tadeu. Temas de pesquisa: política externa e doméstica dos Estados Unidos da América (EUA); fenômenos de militarização, militarismo e dinâmicas da violência na história política e social norte-americana.

Lívia Peres Milani, PPGRI San Tiago Dantas

Doutora e mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas -UNESP, UNICAMP, PUC-SP, onde atualmente realiza pesquisa de Pós-Doutorado vinculada ao projeto Capes Print - Rede Development, International Politics and Peace (DIPP). Bacharela pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Realizou pesquisa na Georgetown University em Washington, D.C, com bolsa de doutorado sanduíche (BEPE) da FAPESP entre setembro de 2018 e maio de 2019. Atuou como Professora Substituta na Universidade Federal de Sergipe (UFS), entre 2019 e 2020, e na Unesp - Campus de Franca, em 2017. É Pesquisadora do Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional (GEDES/UNESP) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Sobre os Estados Unidos (INCT-INEU). Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Relações EUA-América Latina, Política Externa dos EUA para a América Latina, Segurança Regional, Relações Brasil-Argentina, Cooperação em Defesa na América do Sul. 

Downloads

Published

2023-09-15

How to Cite

Motta, B., Nascimento Forner, C., & Peres Milani, L. (2023). Extremismo político e crise hegemônica: o caso das milícias de extrema direita nos Estados Unidos. Carta Internacional, 18(2), e1326. https://doi.org/10.21530/ci.v18n2.2023.1326