A internacionalização das empreiteiras e a política externa brasileira durante a ditadura
o caso da Mendes Junior na Mauritânia
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v19n1.2024.1417Palavras-chave:
história da política externa brasileira, ditadura empresarial-militar brasileira, internacionalização de empresas, empreiteiras, Mendes JuniorResumo
O artigo busca analisar a internacionalização das construtoras brasileiras durante a ditadura empresarial-militar e a sua relação com a política externa brasileira e com os interesses empresariais durante a ditadura. Utilizando fontes primárias empresariais e estatais, nos baseamos em marcos teóricos e metodológicos da concepção ampliada de Estado, oriundo das reflexões de Gramsci. No trabalho fazemos um estudo sobre o caso da Mendes Junior na Mauritânia. Concluímos notando o intenso imbricamento entre Estado e empresas privadas no período e o forte favorecimento proporcionado pelas políticas estatais e pela diplomacia em relação à atuação das companhias brasileiras no exterior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Henrique Pedreira Campos, Nathan Morais Pinto da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.