O avanço da exploração do lítio no Vale do Jequitinhonha (MG) e a reprodução das desigualdades e dependências internacionais
avance de la minería del litio en el Valle de Jequitinhonha (MG) y la reproducción de las desigualdades y dependencias internacionales
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v19n1.2024.1416Palavras-chave:
Impactos Socioambientais, Minas Gerais, Transição energética, Lítio, DependênciaResumo
Diante do agravamento das mudanças climáticas e da intensificação da demanda por minerais críticos para a transição energética, a mineração vem expandindo suas operações em países periféricos. A partir da justificativa de desenvolvimento sustentável, uma série de impactos socioambientais recaem sobre territórios de sacrifício. Este artigo analisa, sob a abordagem da teoria da dependência marxista, os efeitos da exploração do lítio em Minas Gerais, a maior reserva de lítio brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marina Paula Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.