A produção sobre política externa brasileira em Programas de Pós-Graduação no Brasil (2000-2019)
levantamento e análise de teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v18n1.2023.1307Palavras-chave:
Política Externa Brasileira, Historiografia;, Produção Científica, Pós-Graduação, Relações InternacionaisResumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar a produção de teses e dissertações sobre Política Externa Brasileira de 2000 até 2019, produzidas nos Programas de Pós-Graduação brasileiros. Foram utilizadas diversas abordagens metodológicas, como revisão sistemática da literatura, estruturação de banco de teses com construção de classificadores temáticos e cronológicos, e análise estatística. Como resultado, identificaram-se 1215 trabalhos sobre Política Externa Brasileira, classificados por PPGs, temas e abordagens. Conclui-se que houve um expressivo aumento da produção sobre política Externa Brasileira nas últimas duas décadas, acompanhando a ampliação dos programas de pós-graduação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 André Luiz Reis da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.