O pensamento chinês e a teoria de Relações Internacionais
uma Escola Chinesa de RI?
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v16n2.2021.1156Resumo
O estudo de relações internacionais na China tem avançado nos últimos anos com a crescente importância do país no cenário mundial. Cresceram esforços para criar um corpo teórico essencialmente chinês e que reflita sua cultura e filosofia tradicionais, dando forma ao Movimento Escola Chinesa. Há consenso sobre as prováveis origens históricas dessa nova teoria chinesa de relações internacionais e proposições como realismo moral, teoria relacional e sistema “tianxia” atraem crescente atenção, mas não oferecerem ainda modelo alternativo e inovador. A superação desses obstáculos passa pela correção de limitações organizacionais, acadêmicas e teóricas que persistem nas universidades locais.
Downloads

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pedro Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.