As relações brasileiro-paraguaias de Dilma a Temer (2011-2018)
uma parceria estratégica em (des)construção?
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v17n1.2022.1187Resumo
Brasil e Paraguai iniciaram uma “parceria estratégica”, com reflexos positivos em diversos setores; O presente artigo pretende examinar a evolução dessa parceria, apresentando um panorama das relações brasileiro-paraguaias entre 2011 e 2018, com o objetivo de analisar suas inflexões e continuidades. Trabalha-se com a hipótese de que houve uma alteração no viés da parceria, com aumento das temáticas econômico-comerciais e de securitização. Isso se deveu a fatores como a mudança no perfil da liderança política, passando pela crise política nos dois paísesà. O método utilizado foi o process tracing, com base em fontes selecionadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tomaz Espósito Neto, Tássio Franchi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.