Global History and International Relations:
Possible Disciplinary Encounters and an Initial Review of Contributions from Latin American Research
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v14n3.2019.952Resumo
A ordem mundial pós-guerra fria fomentou diversos debates no campo das Humanidades acerca de recursos teóricos e metodológicos que abrangessem formas de compreensão e explicação do sistema internacional cada vez mais multipolar e complexo. Considerando a área da História — especialmente em sua tentativa de cruzar fronteiras teóricas e metodológicas — e pesquisando ativamente no campo das Relações Internacionais, vemos possibilidades de encontros frutíferos entre ambas as áreas de pesquisa particularmente no tocante aos debates mais recentes em torno do que passou a ser chamado a partir dos anos noventa de ‘história global’. O artigo apresentará inicialmente uma definição conceitual de história global, em seguida justificará a ideia de que História e das RI são disciplinas inter-relacionadas — ainda que partindo de pontos de partida teóricos distintos, não apenas compartilham pressupostos semelhantes (o estadocentrismo e o arcabouço intelectual ocidental), mas também têm partilhado preocupações intelectuais semelhantes. Na terceira parte, exploramos possibilidades de escrita de histórias globais a partir de uma perspectiva latino-americana através da apresentação de três contribuições de especialistas ao campo. Por fim, o texto enuncia brevemente as possibilidades de iluminação mútua entre
os campos disciplinares da História e das RI a partir da ideia de ‘global IR’.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.