A Nova Rota da Seda:
implicações geopolíticas dos investimentos da China na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v14n3.2019.921Resumo
A Nova Rota da Seda, denominada Belt and Road Initiative (BRI), consiste em um plano de investimentos proposto pela China, englobando 65 países, compreendendo aproximadamente 62% da população e 30% do PIB global. A BRI é a principal iniciativa de política externa do governo Xi Jinping, resultando em uma visão estratégica para a projeção global do país. A pesquisa pretende identificar os principais impactos geopolíticos da Nova Rota da Seda para a América Latina, através do estudo de caso da ferrovia bioceânica planejada entre Brasil, Bolívia e Perú. Os resultados preliminares permitem inferir que tal investimento
é fundamental para a China devido à exportação de recursos naturais estratégicos para a manutenção do ritmo de desenvolvimento de sua economia no longo prazo.
Downloads

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.