Inserção internacional do Brasil no século XXI: conceitos, tendências e resultados
Resumo
Seis linhas de força da ação externa explicam a ascensão internacional do Brasil no século XXI. A América do Sul passou de prioridade alta a prioridade baixa. A diplomacia malogrou ao colocar sua energia e esforços na obtenção do tratado global de livre comércio no seio da OMC e na adesão ao clube do poder. Três sucessos da ação externa foram a internacionalização da economia, a formação de coalizões emergentes e a promoção de nova estratégia internacional de segurança.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-13
Como Citar
Cervo, A. L. (2016). Inserção internacional do Brasil no século XXI: conceitos, tendências e resultados. Carta Internacional, 5(2), 82–84. Recuperado de https://cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/551
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.