As visões das elites sul-americanas e mexicanas a respeito da democracia e da desigualdade social e econômica
Resumo
Este artigo apresenta as percepções das elites na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, México e Venezuela a respeito da desigualdade social e a estabilidade democrática na região. O atual contexto regional mostra governos que definiram o combate à pobreza e a desigualdade como o principal objetivo de seus Governos. Desta forma, desde 2000 a região tem apresentado importantes resultados em termos de crescimento econômico e combate à pobreza. Por outro lado, em termos políticos os países tem apresentado debilidades
institucionais, como a capacidade das instituições de mediar as demandas sociais e a representação dos novos movimentos políticos. Assim, este estudo pretende analisar o apoio das elites a respeito das políticas públicas implementadas pelos Governos e as visões sobre os processos democráticos. O estudo utilizará os resultados do survey conduzido pelo Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.