A guerra civil e seus determinantes quantitativos

Resumo

As guerras civis no mundo atual constituem-se no tipo de violência coletiva mais usual e que mais mata. No entanto, pesquisa-se pouco sobre o assunto em comparação com as guerras interestatais. Recentemente, a academia norte-americana e escandinava principalmente, tem trabalhado o tema das guerras civis a partir de uma abordagem quantitativa. Partindo deste foco, buscam-seos determinantes de tais guerras para que políticas públicas sejam criadas com o intuito de se evitar o derramamento de sangue nos conflitos civis. Países em que ocorre esse tipo de guerra geralmente são pobres, dependentes da extração de recursos primários, recém-independentes ou com conflitos recentes, com regimes políticos instáveis e não consolidados, localizados parcialmenteou totalmente em áreas montanhosas e com pouca heterogeneidade etno-lingüística e religiosa, dentre outras características. O artigo analisa tais variáveis em consenso e em discussão na literatura, para que o leitor seja informado do que pode levar um país a entrar na guerra civil em tempos modernos.
PDF

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.