Ordem Internacional e Democracia Liberal na América Latina
entre a emulação, a originalidade e a contestação
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v19n3.2024.1457Palavras-chave:
América Latina, Ordem Internacional Liberal, Democracia LiberalResumo
A relação entre América Latina e ordem internacional liberal segue pouco explorada. Examinando-se pela lente da democracia liberal, um dos mais importantes elementos da ordem internacional, compreende-se que a região atua, desde o século XIX, emulando o liberalismo político, mas também criando estratégias para sua disseminação e contestando-o. Essa dinâmica ocorre tanto em termos domésticos como coletivos, nas organizações regionais. O entendimento da articulação da América Latina com o liberalismo político, histórica e contemporaneamente, permite acessar parte das variadas forças que atuam sobre a ordem liberal, lançando luz sobre os diferentes atores e processos que contribuem para suas múltiplas crises.
Downloads

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marinana Andrade e Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.