O AIIB e o novo multilateralismo com características chinesas:
rumo à consolidação institucional?
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v19n1.2024.1387Palavras-chave:
Mudança Qualitativa, China, Globalização com Características Chinesas, Geopolítica, Banco Asiático de Investimentos em InfraestruturaResumo
A criação do Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura (AIIB) ocorre enquanto concretização de um novo engajamento multilateral criado para comportar a participação de Estados de todo o mundo. Este artigo analisa as transformações econômicas e geopolíticas contemporâneas, assinalando que o ordenamento mundial estaria se modificando e fragmentando e que o processo de institucionalização do AIIB, com a concretização de um novo tipo de multilateralismo, que desafia a hegemonia estadunidense. O artigo foca no movimento de consolidação institucional do AIIB, interpretando-o a partir do momento geopolítico enfrentado pela China no campo internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Javier Vadell, Samuel Spellmann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.