Política Externa e Agronegócio no Brasil
atores, interesses e influência no Governo Bolsonaro
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v18n3.2023.1372Palavras-chave:
política externa, agronegócio, análise de política externa, governo bolsonaroResumo
O artigo tem como objetivo discutir a atuação do agronegócio na política externa brasileira. Por meio do referencial teórico da Análise de Política Externa (APE), apresenta-se quem são os principais atores do agronegócio e quais são os seus interesses. Em seguida, realiza-se um estudo de caso do setor, observando sua atuação no governo Bolsonaro sobre três temáticas da agenda externa. Conclui-se que o agronegócio atua em concertação política por meio de diversas entidades ruralistas e que sua influência teve um efeito moderador sobre a política externa ideológica do governo Bolsonaro.
Downloads

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves, Eduardo Morrot Coelho Madureira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.