A coroa e a espada no espetáculo das nações
as autoimagens da monarquia e da república brasileiras nas Exposições Universais de 1889 e 1904
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v18n3.2023.1342Palavras-chave:
Politítica Externa Brasileira, Exposições Universais, imagem internacionalResumo
Analisam-se as autoimagens construídas pelo governo brasileiro para duas Exposições Universais oitocentistas (Paris 1889 e Saint Louis 1904). Busca-se entender o conteúdo e interesses dessas autoimagens propagadas nesses eventos, a primeira ocorrida no Império e a segunda no período republicano brasileiro. O trabalho concorda que essas participações eram uma proto-diplomacia pública utilizada para melhorar a imagem internacional do Brasil. Pela análise qualitativa bibliográfica e documental primária, foram estabelecidos quatro âmbitos: político, modernidade, econômico e racial. Dos quatro, apenas o político apresentou alterações. A despeito das alterações na política externa, nos demais eixos, foram observadas a manutenção das imagens.
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