A coroa e a espada no espetáculo das nações

as autoimagens da monarquia e da república brasileiras nas Exposições Universais de 1889 e 1904

Autores

  • Túlio Sérgio Henriques Ferreira UFPB
  • Lucas Barros de Souza

DOI:

https://doi.org/10.21530/ci.v18n3.2023.1342

Palavras-chave:

Politítica Externa Brasileira, Exposições Universais, imagem internacional

Resumo

Analisam-se as autoimagens construídas pelo governo brasileiro para duas Exposições Universais oitocentistas (Paris 1889 e Saint Louis 1904). Busca-se entender o conteúdo e interesses dessas autoimagens propagadas nesses eventos, a primeira ocorrida no Império e a segunda no período republicano brasileiro. O trabalho concorda que essas participações eram uma proto-diplomacia pública utilizada para melhorar a imagem internacional do Brasil. Pela análise qualitativa bibliográfica e documental primária, foram estabelecidos quatro âmbitos: político, modernidade, econômico e racial. Dos quatro, apenas o político apresentou alterações. A despeito das alterações na política externa, nos demais eixos, foram observadas a manutenção das imagens.

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Publicado

2024-03-11

Como Citar

Ferreira, T. S. H., & Souza, L. (2024). A coroa e a espada no espetáculo das nações: as autoimagens da monarquia e da república brasileiras nas Exposições Universais de 1889 e 1904. Carta Internacional, 18(3), e1342. https://doi.org/10.21530/ci.v18n3.2023.1342