A ascensão da China e alguns desafios de uma nova geopolítica
DOI:
https://doi.org/10.21530/ci.v17n2.2022.1287Resumo
O artigo discute a ascensão da China e seus efeitos na ordem internacional, em especial o papel desempenhado pelo Partido Comunista Chinês, que foi capaz de reorganizar e disciplinar as forças políticas da nação de mais de um bilhão de habitantes. O artigo discute também como a milenar tradição confuciana, paradoxalmente, passou a dominar o PCC. A partir de uma abordagem histórica o artigo levanta a questão da necessidade de compreender como poderá se comportar o Estado chinês no quadro das transformações geopolíticas em curso, sem os elementos democráticos típicos das sociedades que têm comandado a ordem internacional.
Downloads

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eiiti Sato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.